Oi!!!
Hoje a gente vai lembrar aqui de mais um seriado dos anos 80: Galtar and The Golden Lance.
Foi a 1ª investida mais direta da Hanna-Barbera no estilo ‘herói espadachim de outro planeta’.
É claro que a Hanna-Barbera já tinha produzido vários outros seriados de aventura com heróis com super-poderes. Mas ESSE AQUI foi o 1º extraterrestre que usava uma espada mágica como arma.
Talvez essa descrição pareça meio boba nos dias de hoje. Mas nos anos 80, essa era a fórmula pra produzir um seriado de ótimo retorno financeiro. Vamos lembrar que várias produtoras de desenhos animados criaram heróis com essas características em meados dos anos 80, provavelmente tentando seguir os passos do grande sucesso de He-Man and The Masters of The Universe (que recebeu o título brasuca de He-Man e Os Defensores do Universo), lançado em 1983.
Pra ver um post sobre esse seriado, podem dar uma clicada aqui:
http://centrogb.blogspot.com/2008/03/ele-tem-fora.html
Apesar disso, Galtar and The Golden Lance não fez o sucesso esperado pela Hanna-Barbera e, por causa disso, só 21 capítulos foram produzidos.
Bom, eu, particularmente, gostava desse desenho. E achava até melhor do que alguns outros da mesma época.
O seriado só foi exibido na TV aberta do Brasil por um breve período, em 1987, no extinto Xou da Xuxa. E recebeu o título traduzido de Galtar e A Lança de Ouro.
Bom, quem se lembra do seriado já sabe e quem tá ouvindo falar nele agora já deve ter percebido que o seriado se passa em outro planeta, chamado Aranon, e o personagem principal é um jovem guerreiro chamado Galtar.
Ele tem a personalidade típica dos heróis desse tipo: sempre cumpre a palavra dada, sempre corre na defesa dos oprimidos... Mas também não chega a ser aquele bonzinho retardado, tipo He-Man.
Quanto ao Planeta Aranon, se vê que ele é quase todo coberto de desertos, pelo qual o Galtar cavalga num animal azul parecido com um cavalo, chamado Thork.
A população do planeta vive em cidades isoladas umas das outras. E a mais poderosa dessas cidades é Bandisar (que no Brasil teve o nome mudado pra Bandassar), que teve seu governo usurpado por um conquistador chamado Tormack. Sim: esse é o vilão principal da história.rs
O Galtar quer matar o Tormack pra vingar a morte da família dele, assassinada pelo vilão anos antes. E logo no 1º capítulo, ele se alia à Princesa Goleeta, herdeira do trono de uma cidade destruída pelos exércitos do Tormack e que também teve a família morta pelo vilão.
Quando o Tormack saqueou a cidade da Goleeta, roubou o maior tesouro deles: um escudo mágico indestrutível que pertencia à Goleeta.
Antes, ele já tinha tentado se apoderar da Golden Lance, uma espada com vários poderes mágicos diferentes. Mas tinha fracassado, já que a Golden Lance tem vontade própria e só obedece a quem quer. E assim, ela queimou o olho direito do Tormack com os raios dela quando o vilão tentou se apropriar dela.
Por isso mesmo, é essa a arma que o Galtar resolve pegar, já no 1º capítulo, pra enfrentar o Tormack: entrando em contato com o mago Ither, que sabe onde a Golden Lance fica, o Galtar vai até ela e ela aceita servir a ele.
No 4º capítulo, eles encontram o irmão mais novo da Goleeta, chamado Zorn, de quem ela se perdeu quando a cidade deles foi destruída. E a partir daí, o Zorn passa a integrar o time, montando um animal parecido com um avestruz chamado Kodo.
No time do mal, o vilão mais perigoso na prática não é o Tormack, mas sim um feiticeiro chamado Krimm.
Apesar de ser muito mais poderoso do que o próprio Tormack, o Krimm também é muito mais falso do que ele. Assim, passa o tempo puxando o saco do vilão pra tirar proveito de todas as situações que consegue.
O general dos exércitos do Tormack é o Otar, que é meio bobão e não tem muita importância na história.
E uma espécie de vilã independente é a sobrinha do Tormack, chamada Rava, que passa o tempo oscilando entre tentar usurpar o poder de Bandisar pra ela e tentar agarrar o Galtar, por quem ela tem uma relativa tara.rs Assim, às vezes ela toma atitudes que favorecem o Tormack, outras vezes faz coisas a favor do Galtar, como quando entrega à Goleeta um bracelete mágico que permite que ela invoque um dragão protetor chamado Raven’s Claw.
Além desses personagens, tem também 2 vilões de 2ª classe que fazem a parte mais cômica da história: são 2 anões mercenários chamados Rak e Tuk.
Eles podem trabalhar tanto pro Tormack quanto pro Galtar (ou mesmo pra qualquer outra pessoa), desde que paguem bem pra isso.rs
E é claro, tem outros eventuais guerreiros, magos e monstros de todos os tipos com os quais os heróis da história se deparam enquanto andam pelo Planeta Aranon.
No último capítulo, o Tormack manda os exércitos dele se retirarem de Bandisar e fica lá sozinho com o Krimm, disposto a ter uma luta definitiva contra os heróis da história. Mas, como ele perde, acaba fugindo pro deserto que cerca a cidade, acompanhado pelo Krimm e levando o escudo mágico. E o Galtar, a Goleeta e o Zorn vão atrás.
Agora que Bandisar foi abandonada, o Rak e o Tuk concluem que a cidade pertence a eles. Mas, quando vão se meter a mexer nas poções mágicas do Krimm, eles acabam libertando lá uma espécie de demônio que coloca eles em fuga. E a última cena, num tom humorado, mostra eles correndo atrás dos heróis pelo deserto a dentro.
Nota-se que fizeram questão de deixar o fim em aberto, né? A história foi parcialmente resolvida (Bandisar ficou livre do usurpador), mas várias situações ficaram pendentes (o Galtar não conseguiu pegar o Tormack nem recuperou o escudo da Goleeta).
Ou seja, é uma situação que serve como fim pra história, mas que também deixa uma porta aberta pruma possível continuação.
Como a continuação não rolou até hoje, esse ficou sendo mesmo o fim da história.
Aqui vai o link da abertura do seriado, pra quem quiser ver:
http://www.youtube.com/watch?v=rPLiSrKRWrg
Today we’ll talk about another series of the 80s: Galtar and The Golden Lance.
It was Hanna-Barbera’s 1st attempt to try to create a “swordsman hero from another planet”.
Of course Hanna-Barbera had already released several other adventure series starred by super powerful heroes. But THIS ONE was the 1st Hanna-Barber alien who fought with a magic sword.
Perhaps this description sounds a bit silly nowadays. But in the 80s that was the formula to produce a series with a wonderful financial return. Let’s remember that several cartoon producers created heroes with these characteristics in the mid 80s. Presumably they intended to follow He-Man and The Masters of The Universe’s style.
By the way, you can click on the 1st link above to see a post about this 1983 series.
Even so, Galtar and The Golden Lance has never been a so popular TV series. Or at least hasn’t been as popular as Hanna-Barbera intended it to be. Then, only 21 episodes have been produced.
Well, I like this series. Much more than other series of the 80s.
Galtar and The Golden Lance was on TV in Brazil as Galtar e A Lança de Ouro for a short time in 1987.
Anyway, I suppose you’ve already understood (or already know if you watched the show before) the series has as its main hero a young warrior named Galtar who lives in another world (Planet Aranon).
He has the typical personality of the heroes of this kind: he always keeps his word, he always runs in the defense of the oppressed... But he isn’t a bestialised good boy like the 1983 He-Man.
The 2nd link above shows you the intro of the show.
Galtar and The Golden Lance (Galtar y La Lanza de Oro) nos muestra el Planeta Aranon lleno de desiertos, por donde el héroe se va con un animal azul semejante a un cavallo, llamado Thork.
La gente del planeta vive en ciudades aisladas unas de las otras. Y la más poderosa de esas ciudades en Bandisar, que tuvo su gobierno usurpado por un conquistador llamado Tormack. Sí: él es el villano principal de la historia.
Galtar tiene la intención de matar a Tormack, puesto que el villano mató a su familia hace años. Y ya en el primer capítulo, empieza una alianza con la Princesa Goleeta, la heredera del trono de una ciudad destruida por Tormack y que también tuvo su familia muerta por el villano.
Cuando Tormack atacó a la ciudad de Goleeta, llevó con él el principal tesoro que había encontrado: un escudo mágico indestructible que pertenece a Goleeta.
Antes, deseaba robar la Lanza de Oro, una espada con muchos poderes mágicos diferentes. Pero esa espada hace solamente lo que quiere y sirve solamente a quien quiere. Así, quemó el ojo derecho de Tormack con sus rayos cuando el villano intentó a robarla.
Por esta razón, esa es el arma que Galtar quiere tener ya desde el primer capítulo para luchar contra Tormack: él se va a hablar con el mago Ither, que sabe donde la Lanza de Oro se queda, y logra a llegar a ella. Y la espada mágica acepta servirlo.
En el capítulo 4, ellos encuentran el hermanito de Goleeta, llamado Zorn. Ellos habían se separado cuando su ciudad tuvo su destino final. Y a contar de ese capítulo, Zorn pasa a ser uno de los miembro del grupo de héroes de la historia, llevando con él una animal semejante a un avestruz llamado Kodo.
Fra i cattivi di Galtar and The Golden Lance (Galtar e La Lancia d’Oro), si vede Krimm, il mago di Tormack.
Nonostante sia molto più possente che il suo capo, Krimm è anche molto più perfido di lui. E passa il tempo leccando i piedi di Tormack per approfittarsi di ogni situazione che può.
Il generale di Tormack è Otar, che non è un personaggio così importante.
Tormack ha anche una nipote chiamata Rava, che trascorre il tempo oscillando tra usurpare il governo della città di Bandisar e cercare di sedurre Galtar. Così, a volte aiuta Tormack, a volte aiuta Galtar, come quando lei ha dato a Golleeta un braccialetto magico che si può usare per chiamare un drago protettore chiamato Raven’s Claw.
Oltre a questi personaggi, ci sono 2 cattivi di seconda classe che hanno la parte divertente della storia: sono 2 nani mercenari chiamati Rak e Tuk.
Lavorano per ogni persona (Galtar, Tormack o chiunque sia), a condizione che li paghi bene.rs
Ci sono anche altri guerrieri, mostri e maghi che sono cattivi eventuali della storia.
L’ultimo episodio dello show ci mostra Tormack sfidando Galtar a una battaglia finale a Bandisar. Adesso solamente Krimm resta insieme a lui. Tormack è sconfitto in battaglia e fugge al deserto nelle vicinanze, portando con lui uno scudo magico di Goleeta. Krimm va con lui e Galtar, Goleeta e Zorn li seguono.
Rak e Tuk decidono che Badisar adesso appartiene a loro. E cercano di usare le pozioni magiche di Krimm, ma finiscono per rilasciare una sorta di diavolo che li mette in fuga. E l’ultima scena, veramente umoristica, li mostra inseguendo gli eroi nel deserto di Bandisar.
Si vede che hanno lasciato aperta la fine dello show, vero? La storia è stata parzialmente risolta, ma diversi casi sono rimasti in sospeso.
Vale a dire, una situazione che serve come la fine alla storia, ma che anche lascia una porta aperta per una possibile continuazione. Ma nulla più è stato prodotto fino ad oggi. Quindi, questa è stata davvero la fine della storia di Galtar.
Até!
Nenhum comentário:
Postar um comentário